• engenhoDudinha
  • rapadudinha
  • melaço

Este tijolo vale muito! 

Este tijolo vale muito! 

A rapadura, quem diria, mudou de vida. Conhecida como comida de gente pobre do Nordeste, alimento de vaqueiros, cangaceiros, sertanejos e retirantes, passou a ser um ingrediente versátil, valorizado, utilizado e incensado por prestigiados chefs de cozinha que vêm dando uma repaginada em seu uso.

Valioso no passado colonial, hoje um quilo de açúcar refinado custa muito menos do que um tijolo de rapadura. Ou seja, a relação do que é barato ou caro mudou integralmente com a (re)descoberta desse ingrediente da culinária nacional.

Atualmente, aquele tijolo de cana de açúcar escuro e muito doce é usado em sorvetes, bolos e caipirinhas, e também em pratos salgados, resgatando uma história brasileira de muitos séculos. Até a sala de aula chancela o trabalho de resgate cultural feito pelos chefs de cozinha: no curso Usos da cana e doçaria nacional, alunos de Gastronomia do Senac São Paulo aprendem a utilizar os produtos da garapa.

Gostou dessa matéria espetacular? Continue lendo em: https://medium.com/eder-content/este-tijolo-vale-muito-6e8a224addeb

Fonte: eder content


Comments: 0 (Discussion closed)
    There are no comments yet.
© 2014 Engenho Dudinha - Todos os direitos reservados
Avenida José Neves da Costa, 81 - Centro - Simão Dias ● CEP (zip code): 49.480-000 - Sergipe ● E-mail: contato@engenhodudinha.com.br