• engenhoDudinha
  • rapadudinha
  • melaço

Melaço: o doce saudável

    

    Melaço, o doce saudável, detém um perfil nutricional mesmo impressionante. Tamanha é sua riqueza como fonte de nutrientes, que pode ser chamado de “adoçante mineral”.

 

    Seu consumo regular auxilia o corpo a cumprir várias funções fisiológicas. Pode corrigir distúrbios na pigmentação da pele e cabelo, ou ser usado como suplemento natural de ferro.


Benefícios ultra concentrados

 

    O melaço é um subproduto líquido da cana-de-açúcar, extraído durante o processo de refinamento. Pode ser definido como um xarope ultra concentrado, já que na forma saudável o chamado “Melaço Blackstrap”, só é produzido já na terceira ebulição no processo de produção de açúcar. É o que resta depois de iniciada a cristalização dos grãos de açúcar, e depois de retirada a sacarose. O fato é que depois deste processo todo, se transforma numa potência de minerais. É fonte de cálcio, ferro, manganês, selênio, potássio e cobre.

 

    Os nutrientes encontrados no melaço também são importantes para que os músculos possam se contrair, para evitar a coagulação do sangue e para a condução dos impulsos nervosos até o cérebro. Têm influência na significativa na prevenção de artrose, anemia, varizes, batimentos cardíacos irregulares, e sensibilidade a infecções.

 

    Sua riqueza em cobre e em ferro fornece-lhe uma característica única: reverte a cor dos cabelos grisalhos prematuros à sua tonalidade natural. O cobre é essencial para que muitas enzimas consigam fazer seu trabalho no nosso organismo.

 

    Um destes, é deixar as células devidamente capacitadas para distribuir o ferro, para eliminar os radicais livres, para que ocorra o desenvolvimento dos ossos e do tecido conjuntivo, e também para que ocorra a produção suficiente de melanina, responsável pela pigmentação da pele e do cabelo. É por isso que usando apenas 2 colheres de chá de melaço por dia, o cabelo retorna à sua cor natural. Esta quantidade fornece 14% do valor diário necessário de cobre para que o organismo “siga trabalhando bem”.

 

    Um detalhe importante é que pela quantidade de ferro que fornece impulsiona a energia do corpo. É muito mais rico em ferro que a carne, sendo totalmente livre de gordura. Vale citar que o ferro é indispensável para a hemoglobina, a molécula dos glóbulos vermelhos que leva o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. Logo, é fundamental para que se tenha energia, e para que o organismo faça o metabolismo. Bastam 2 colheres de chá por dia para obter o necessário.

 

    Quem quiser um excelente adoçante natural e saudável, poderá usá-lo em substituição ao açúcar, seja para o chá, sucos e até para o café.

 

    Curiosamente, até meados do século 19 era o utilizado pela maioria da população, já que sendo muito caro naquela época, açúcar branco era somente para os ricos. Nos dias de hoje, pela preocupação daqueles que querem resguardar a saúde, volta a ter destaque. Mas somente a variedade “Blackstrap” é que possui valor nutritivo saudável. Na dúvida, opte por melaço de cana-de-açúcar orgânica, facilmente encontrado nos grandes supermercados.

 

Fonte: Outra medicina

Comments: 6 (Discussion closed)
  • #1

    Monet Beene (Thursday, 02 February 2017)


    What's Taking place i'm new to this, I stumbled upon this I've found It positively helpful and it has helped me out loads. I'm hoping to contribute & assist other users like its helped me. Good job.

  • #2

    Timmy Ek (Thursday, 02 February 2017 10:59)


    Tremendous issues here. I'm very glad to peer your article. Thanks so much and I'm taking a look forward to contact you. Will you kindly drop me a e-mail?

  • #3

    Vickie Silveira (Saturday, 04 February 2017 01:17)


    Excellent website. Lots of helpful info here. I am sending it to some friends ans additionally sharing in delicious. And obviously, thank you to your effort!

  • #4

    Nicole Serafini (Saturday, 04 February 2017 05:11)


    Keep this going please, great job!

  • #5

    Marsha Maffei (Sunday, 05 February 2017 05:35)


    It's a pity you don't have a donate button! I'd without a doubt donate to this superb blog! I guess for now i'll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to new updates and will talk about this website with my Facebook group. Chat soon!

  • #6

    Nicki Rondeau (Sunday, 05 February 2017 13:58)


    Pretty great post. I simply stumbled upon your weblog and wished to mention that I've truly loved browsing your blog posts. In any case I will be subscribing in your rss feed and I am hoping you write once more very soon!

© 2014 Engenho Dudinha - Todos os direitos reservados
Avenida José Neves da Costa, 81 - Centro - Simão Dias ● CEP (zip code): 49.480-000 - Sergipe ● E-mail: contato@engenhodudinha.com.br